• Pontaria Novo Governo
  • BOLETOS ON-LINE
  • coffee news mudou para melhor
  • sindeprestem 2018
  • CONTRIBUIÇÃO PATRONAL 2018

10/04/2019 | Minoria poupa ou tem investimento para a velhice, aponta Datafolha - Folha de S. Paulo

A maioria da população brasileira está despreparada financeiramente para um aperto nas regras de acesso à aposentadoria e uma redução no valor dos benefícios.

Só 39% dos entrevistados na pesquisa Datafolha dizem aplicar em poupança e outros investimentos, e só 11% têm planos de previdência privada —tipo de investimento de longo prazo que pode ser usado para o momento da aposentadoria.

As porcentagens são semelhantes às verificadas na pesquisa de abril de 2017.

A fatia dos que possuem alguma reserva se eleva com a escolaridade e o nível de renda do entrevistado.

Possuem plano de previdência privada 22% dos que terminaram a faculdade, contra 6% dos que só concluíram o ensino fundamental.

A taxa é de 39% entre os que ganham mais de dez salários mínimos, avanço significativo em relação aos 27% que disseram ter esse investimento em 2017. Para os de renda familiar abaixo de dois salários mínimos, 6% dizem ter previdência privada.

Em relação a investimentos em geral, eles só atingem a maioria dos brasileiros com ensino superior (56%), com renda familiar de 5 a 10 salários mínimos (58%) e acima de 10 salários mínimos (66%).

As maiores taxas de poupança são entre profissionais liberais e empresários: 71% dizem ter algum investimento, e 27% e 28%, respectivamente, afirmam ter previdência privada.

Essas duas ocupações têm também as maiores taxas de aprovação à reforma da Previdência: 69% dos profissionais liberais e 62% dos empresários são a favor da proposta.

Fatos e Notícias

Home Logo01
Home Logo02
Home Logo03
Home Logo04
Catho
Up Plan Logo 02