12/07/2019 | Crédito deve acelerar no pósPrevidência, diz S&P - Valor Econômico

Após a aprovação do texto-base da reforma da Previdência na Câmara em primeiro turno, a S&P afirma que o avanço no andamento do projeto pode incentivar o mercado de crédito, que havia dado sinais de arrefecimento no segundo trimestre. "Com o avanço da reforma no Senado e outras iniciativas, isso pode reverter a queda no otimismo das empresas e destravar decisões de investimento. Isso, por sua vez, pode impulsionar a demanda por crédito e estimular o atual ciclo de crédito no país", diz a S&P em relatório.

No fim do ano passado, a agência estimava um crescimento de 10% no crédito neste ano, mas recentemente revisou essa projeção para a faixa entre 6% e 8%. A S&P afirma que os mercados financeiros reagiram positivamente à eleição de Jair Bolsonaro, no ano passado, mas o otimismo foi diminuindo à medida que ficou mais claro que a aprovação da reforma da Previdência seria mais lenta e demorada que o esperado. Agora, com esse novo impulso da aprovação da Previdência, a S&P diz que os bancos brasileiros devem continuar a melhorar a qualidade dos seus ativos e a performance operacional.

O relatório aponta que a taxa de inadimplência no Brasil caiu para 3,0% e deve continuar recuando, chegando a 2,6% entre 2019 e 2020. Segundo a S&P, os grandes bancos privados brasileiros estão bem posicionados para impulsionar o crédito para as empresas, após anos de desempenho fraco. Por outro lado, os bancos públicos devem continuar moderando o crescimento da carteira, em função do foco na melhora do desempenho operacional. A agência de classificação de risco lembra que foi aprovado, dentro do pacote da reforma da Previdência, um aumento da alíquota de CSLL para bancos de 15% para 20%. A agência diz que a medida pode prejudicar o sistema financeiro, porque os bancos provavelmente vão transferir os custos para os clientes.