13/11/2019 | Zôdio confirma fechamento de megaloja em São Paulo - O Estado de S. Paulo

A Zôdio, megaloja de bricolagem localizada na Marginal Tietê do grupo francês Adeo dono da Leroy Merlin, vai fechar as portas no dia 31 de dezembro. A empresa não comenta os motivos do encerramento da operação, mas informa que parte dos 70 funcionários poderão ser reaproveitados nas unidades do homecenter. Neste momento, a empresa está liquidando os estoques, com descontos significativos para se livrar do encalhe.

A loja deixa de funcionar dois anos depois de a marca estrear no País, em dezembro de 2017, com a proposta vender 18 mil itens voltados para casa. A intenção era atender às demandas dos clientes em diversos momentos da vida, ensinado como se fazem muitas coisas, da culinária ao artesanato. Esse modelo deu certo na França e em Portugal, onde existem 22 lojas nesse formato.

Na época do lançamento,  Gauthier Lenglart, diretor da varejista no Brasil, disse que a expansão no Brasil dependeria  do desempenho da primeira unidade. A expectativa era ter cinco lojas físicas em quatro anos.

Analistas de varejo acreditam que a operação fracassou porque o brasileiro não entendeu esse modelo de varejo de "faça você mesmo" que mistura venda de produtos com experiência de compra.

Quando a loja Zôdio abriu as portas em dezembro de 2017, a companhia não revelou o investimento na operação. Mas o novo formato no  começou no País junto com a expansão da megaloja da Leroy Merlin, da Marginal Tietê, São Paulo, que, na época, tinha sido ampliada. Essa se tornou a maior unidade do grupo, onde foram aplicados R$ 210 milhões em 2017. A Zôdio passou a ocupar o piso superior do novo prédio da Leroy, de 22 mil metros quadrados. Os cerca de 5 mil metros quadrados construídos especialmente para a Zôdio provavelmente deverão ser reaproveitados pelo homecenter.